Porto Acre

Da Assessoria de Imprensa em 23 de maio de 2016 às 17:10
Rodoviária de Porto Acre - Acre

Rodoviária de Porto Acre – Acre
Aniversário – 24 de janeiro
Fundação – 3 de janeiro de 1899 (117 anos)
Gentílico – portoacrense
Prefeito(a) – Carlinhos da Saúde (PSDB)

 

Porto Acre é um município brasileiro localizado no nordeste do estado do Acre.

HISTÓRIA
Porto Acre foi criado em 1993 por desmembramento do município de Rio Branco. Até o fim do século XIX fazia parte do território boliviano, cuja soberania era reconhecida pelo Brasil. Porto Acre chamava-se então Puerto Alonso e era sede do consulado do Brasil na região.

Durante a Revolução Acriana foi um local importantes batalhas, e também capital da República do Acre, dissolvida posteriormente.

Hoje, a cidade é apenas memórias do que foi no passado, com apenas 1.841 habitantes vivendo no núcleo urbano, cerca de 13% da população do município, a cidade foi descentralizada, e sofre com a possível criação do município que compreende a atual Vila do V, parte da zona rural de Porto Acre, onde a agropecuária é um setor forte e onde boa parte da população vive. Com a criação do novo município, com população estimada em 22 mil habitantes,[8] boa parte das terras do município, e da arrecadação serão retirados.

porto-acre-rodovia

Rodovia AC-010

ACESSO
O principal acesso ao município é por via terrestre, pela rodovia estadual AC-010, que liga a capital Rio Branco à sede do município, num trajeto de cerca de 58 km. Outro meio de chegar à sede do município é por meio fluvial, pelo rio Acre, que corta o município.

Fonte: Wikipédia

 

 

Tabela de Emendas Municipais

Em todo o estado. Para todos os municípios. Uma vida melhor para todos os acreanos
Confira o quanto o seu município recebeu em emenda de Flaviano

MUNICÍPIO

EMPENHADO

LIBERADO

Porto Acre

R$ 635 mil

R$ 1,2 milhão