fundo-slide-1-mindestaque-banner-1-min
fundo-slide-2-mindestaque-banner-2-min

Perfil

Da Assessoria de Imprensa em 12 de abril de 2011 às 15:30

Acreano de Rio Branco, filho de Laudi e Raimundo Melo e pai de Leonardo e Marcelo , Flaviano Melo, começou a vida profissional como engenheiro civil na iniciativa privada.

A tradição política herdada do pai, Raimundo Melo, de contato direto com o povo  e a preocupação com os anseios populares lhe valeu uma indicação para prefeito da capital, Rio Branco.

Empreendedor e democrata convicto, inaugurou uma administração de grande  participação popular. Inovou ao implantar o Orçamento Participativo, onde a população indicava suas prioridades.

A sua popularidade ao dar uma nova cara a Rio Branco o levou à candidatura a Governador do Estado. Vitorioso nas eleições de 1986, novamente emplacou um governo de obras por todo o Estado. Saneamento  e habitação caracterizaram uma administração que deixou marcas na população, com a construção de  inúmeros bairros e conjuntos habitacionais.

O Senado Federal em 1990 foi o passo seguinte. Atuante e articulado,  cuidou de viabilizar recursos federais para o Estado, além de garantir o acesso das prefeituras acreanas a  programas e projetos federais.

Ciente das dificuldades enfrentadas pelas prefeituras menores,  implantou em seu gabinete uma verdadeira central de apoio a estas administrações. Paralelamente, estimulou os prefeitos a criarem a Associação dos Prefeitos do Acre (APA), atual Associação dos Municípios do Acre (AMAC), um marco definitivo no apoio e suporte das prefeituras junto aos órgãos federais.

O lado executivo, no entanto, novamente falou mais alto e Flaviano Melo voltou à Prefeitura de Rio Branco, agora pelo voto direto, numa prova cabal da aprovação popular de seu estilo democrático e participativo  de administrar.

Hoje, na Câmara Federal, Flaviano Melo , retoma mais uma vez, a bandeira do Acre, na busca de recursos e no debate dos assuntos de interesse nacional e da população acreana.

No Estado, após sua eleição como Deputado Federal, reorganizou seu partido, o PMDB. Foram dois anos de viagens por todo o Estado.Esse esforço ,traduziu-se no crescimento do partido já nas eleições municipais de 2008.

Sua mais recente realização no Parlamento, foi a aprovação do  Projeto de Decreto Legislativo  de sua autoria, que  garante à população acreana, o direito de exercer a sua cidadania, dizendo sim ou não ao horário que lhe foi imposto em junho de 2008.

Foi uma grande vitória, depois de um ano travando uma verdadeira batalha com os Deputados e Senadores da Frente Popular, contrários ao Projeto. Mais uma vez, demonstrou o seu prestígio nacional -o projeto de sua autoria, é o primeiro a ser aprovado pelo Congresso  nacional que estabelece a realização de referendo em um Estado. É também, o terceiro a ser realizado no país.

O engenheiro empreendedor e o político democrático fazem de Flaviano Melo  um homem cujas ações traduzem-se em resultados voltados, sobretudo, aos mais carentes.

É o político cuja experiência e tenacidade abrem portas em Brasília e facilita os pleitos de seu Estado.