“Hospital de Barretos em Rio Branco é garantia de atendimento de alto nível”, garante Flaviano

por Assessoria em 9 de agosto de 2017 às 17:31

DSC01142Por solicitação do deputado Flaviano Melo(PMDB), a bancada federal acreana se reuniu, esta quarta-feira, 9, em Brasília, para debater a alocação de  recursos para a manutenção  do futuro  Hospital do Câncer de Barretos (HCB) em Rio Branco. No Acre, o HCB contará com uma Unidade Avançada de Prevenção e Diagnóstico do Câncer (nas áreas de mama, colo de útero e pele) e ainda 3 unidades móveis ( 2 para mamografia e papanicolau e 1 para educação preventiva), que, juntas, garantirão atendimento de 7 mil pacientes/ mês em todo o Estado.

 O HCB do Acre vai ainda  atuar no treinamento e capacitação de médicos de Rio Branco e trabalhar  em parceria com o Hospital do Câncer do Acre (Unacon) para tratamento dos pacientes. Segundo Flaviano, o HCB do Acre deverá entrar em funcionamento até dezembro em prédio provisório e, dentro de 18 meses, já deverá estar funcionando em espaço próprio. Com isto, lembrou o deputado, evita-se o deslocamento de acreanos para o HCB de  São Paulo, que atendeu, entre 2015/2016,  nada menos que 8.171 acreanos vindos de 19 dos 22 municípios acreanos.

Recursos.

Via de regra, os HCBs espalhados pelo Brasil são garantidos pela sociedade civil, emendas parlamentares e doação de artistas. No Acre, a construção do HCB foi garantida pelo Ministério Público do Trabalho (MPT/AC), restando uma pendência de 400 mil para manutenção mensal a ser coberta por emendas individuais. A  maioria da bancada acreana  presente manifestou, de pronto, a intenção de ajudar. O deputado Moisés Diniz (PC do B)) parabenizou Flaviano Melo pela ideia da reunião enquanto a deputada Jéssica Sales (PMDB) reafirmou seu desejo de colaborar. Para Flaviano, ajudar o HCB do Acre, “é garantir atendimento local de ponta a todos os que precisam”.