fundo-slide-1-mindestaque-banner-1-min
fundo-slide-2-mindestaque-banner-2-min

Flaviano solicita e Ministro garante continuidade da operação Ponta do Abunã

por Alamara Barros em 2 de agosto de 2018 às 16:43

fla 1Nesta quinta-feira (2), o deputado federal Flaviano Melo (MDB-AC) foi recebido pelo Ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte. Na ocasião o parlamentar solicitou a manutenção da Operação Ponta do Abunã do IBAMA, que promove fiscalizações naquela localidade conhecida no Acre por abrigar o extrativismo ilegal. O ministro garantiu ao Deputado a manutenção da operação Ponta do Abunã no Acre.

“As madeireiras que fazem o manejo de forma legal estão sendo prejudicadas pela exploração ilegal, por isso, estamos intercedendo mais uma vez. Foi muito positiva essa reunião”, disse Flaviano.

O ministro elogiou a iniciativa do parlamentar e considerou que “somente com a fiscalização o setor pode se fortalecer pelo bem das comunidades locais e também do Meio Ambiente”.

Duarte falou também do novo Sistema Nacional de Controle da Origem dos Produtos Florestais (Sinaflor), que será implementado pelo Ministério e consiste em rastrear a origem do plano de manejo e de onde é oriunda a madeira. A ferramenta vai garantir a valorização da madeira legal e a exportação da madeira legal brasileira, que hoje é de somente 5% da produção, vai crescer.

Entenda

A pauta é pleito do próprio IBAMA acreano com o apoio de todas as comunidades locais, especialmente, dos madeireiros legalizados do Estado. Em todo o Acre, 90% dos madeireiros são legalizados.

Da Assessoria