Flaviano participa de sessão solene de homenagem ao Dia do Líder Comunitário

“O movimento comunitário aqui no Acre surgiu por necessidade. Quando fui prefeito recebia em meu gabinete muitos moradores e os incentivei a criarem associações nos bairros para que eles me dissessem o que era melhor para cada bairro. Assim comecei a discussão participativa do orçamento municipal com as associações de moradores. Essa história muito me emociona até os dias de hoje.”

O relato do deputado federal Flaviano Melo (MDB-AC) foi durante a sessão solene em homenagem ao Dia do Líder Comunitário, comemorado em 18 de fevereiro. Ele discursou a convite do vereador Roberto Duarte (MDB), nesta sexta-feira (23), na Câmara Municipal de Rio Branco.

O movimento iniciado na gestão de Flaviano, à frente da prefeitura, em 1983, resultou em 270 bairros e 178 associações organizadas e registradas em cartório. “Na época o município tinha poucos recursos e a cidade precisa de obras como creches, escolas e asfalto para atender a comunidade”, lembrou o parlamentar.

Espedito Monteiro do Nascimento, considerado o precursor do movimento comunitário no Acre, fundou a primeira Associação no Bairro Abraão Alab. “O grande incentivador para o surgimento de várias associações foi o prefeito Flaviano Melo. Ele recebia em seu gabinete moradores dos mais diversos bairros e dizia: organizem-se e fundem a associação do bairro”, disse Atevaldo Monteiro, filho de Espedito, presente na sessão de homenagem.

Da Assessoria

 

Carola RibeiroFlaviano participa de sessão solene de homenagem ao Dia do Líder Comunitário
Share this post