Flaviano participa de sessão solene de homenagem ao Dia do Líder Comunitário

por Carola Ribeiro em 23 de fevereiro de 2018 às 17:45

“O movimento comunitário aqui no Acre surgiu por necessidade. Quando fui prefeito recebia em meu gabinete muitos moradores e os incentivei a criarem associações nos bairros para que eles me dissessem o que era melhor para cada bairro. Assim comecei a discussão participativa do orçamento municipal com as associações de moradores. Essa história muito me emociona até os dias de hoje.”

O relato do deputado federal Flaviano Melo (MDB-AC) foi durante a sessão solene em homenagem ao Dia do Líder Comunitário, comemorado em 18 de fevereiro. Ele discursou a convite do vereador Roberto Duarte (MDB), nesta sexta-feira (23), na Câmara Municipal de Rio Branco.

O movimento iniciado na gestão de Flaviano, à frente da prefeitura, em 1983, resultou em 270 bairros e 178 associações organizadas e registradas em cartório. “Na época o município tinha poucos recursos e a cidade precisa de obras como creches, escolas e asfalto para atender a comunidade”, lembrou o parlamentar.

Espedito Monteiro do Nascimento, considerado o precursor do movimento comunitário no Acre, fundou a primeira Associação no Bairro Abraão Alab. “O grande incentivador para o surgimento de várias associações foi o prefeito Flaviano Melo. Ele recebia em seu gabinete moradores dos mais diversos bairros e dizia: organizem-se e fundem a associação do bairro”, disse Atevaldo Monteiro, filho de Espedito, presente na sessão de homenagem.

Da Assessoria