Flaviano participa de sessão em comemoração aos 30 anos do TCE

por Carola Ribeiro em 15 de setembro de 2017 às 16:23
Sessão em homenagem aos 30 anos do TCE.

Sessão em homenagem aos 30 anos do TCE.

 

O deputado Flaviano Melo (PMDB-AC) participou, nesta sexta-feira (15), de sessão em comemoração aos 30 anos do Tribunal de Contas do Estado (TCE).  O parlamentar lembrou como foi criada a corte que fiscaliza as aplicações de recursos dos chefes dos executivos estadual e municipais.

“Em 1987, quando era governador do Acre, entendi que precisávamos de um órgão fiscalizador para dar mais transparência às ações do governo. Antes, a inspeção orçamentária e financeira do estado era exercida pela Auditoria Geral de Contas, órgão auxiliar do Legislativo do estado. É muito prazerosos ver que 30 anos depois este tribunal, o qual sugeri a criação em minha gestão, audita governos e prefeituras”,

Valmir Gomes Ribeiro, presidente do TCE, destacou a importância do ato de Flaviano e reforçou os ideais da corte para a gestão pública do estado.

“Estamos aqui para trabalhar e honrar os esforços feitos pelo ex-governador, Flaviano Melo, ao criar e instalar este tribunal de contas. Somos o órgão auxiliar do poder legislativo, e muito nos honra orientar e fiscalizar. A sessão é em comemoração aos 30 anos do TCE, mas precisamos registrar nossa homenagem ao deputado Flaviano, que muito nos honrou com sua presença”, declarou o presidente.

Histórico – O TCE foi criado por meio da Emenda Constitucional 17, de 18 de setembro de 1987. Flaviano encaminhou o pedido de criação para a assembleia legislativa, que, por unanimidade, acatou a sugestão.  Um ano depois, o tribunal teve seu reconhecimento constitucional com a Constituição Federal de 1988.

Da assessoria