Flaviano libera R$ 3,4 milhões para o PAB de 14 cidades acreanas

por Assessoria em 25 de agosto de 2017 às 17:11

Mais da metade dos municípios acreanos receberam, nessa última quinta-feira (24), os recursos da emenda do Deputado Flaviano Melo apresentada ao Orçamento Geral da União de 2017 (OGU/17), em favor do custeio da saúde pública; a chamada Atenção Básica de Saúde.

Os mais de R$ 3,4 milhões foram empenhados e liberados no mesmo ano da vigência, o que tem sido prática do Governo Federal nesses últimos dois anos. “Essa atitude demonstra quão urgente é para o Governo a questão da saúde pública” garante Flaviano.

Os recursos foram pagos, agora em parcela única por iniciativa recente do ministro Ricardo Barros – em gestões anteriores se dividia esses valores em 6 parcelas. Os municípios recebem o dinheiro através do Fundo Municipal de Saúde, que garantem a ampliação do Piso de Atenção Básica do município, o PAB. É através desse incremento, que ações executadas pelos agentes de saúde, saúde bucal, campanhas de prevenção de doenças, dentre outras tantas que compõem a saúde básica, podem ser ampliadas.

A grande demanda nos municípios tem sido, segundo Flaviano, por recursos a mais para o custeio das ações do PAB “É um recurso voltado para custear prevenções, campanhas educativas e atendimentos ambulatoriais, que são o grosso mesmo das demandas municipais. Acredito que, pelo menos para essas 14 cidades, essas ações estão garantidas em 2017” comemorou o parlamentar.IMG-20170830-WA0095