Deputado cobra celeridade na análise de projetos para médicos e enfermeiros

Garantir a carreira típica de Estado para médicos (PEC 454/09) e a fixação da jornada semanal de enfermeiros em até 30 horas (PL 2295/09) motivaram o deputado Flaviano Melo a apresentar, respectivamente, os requerimentos 1795 e 1796 de 2019. Os documentos têm por objetivo incluir as propostas na ordem do dia do Plenário da Câmara com a intenção de agilizar a análise e aprovação das matérias.

Além da necessidade da aprovação dessas propostas para os profissionais e, logo, para os pacientes, Flaviano reforça que os projetos estão há mais de dez anos aguardando um aval do Parlamento.

Ainda segundo o parlamentar, a fixação da jornada dos enfermeiros “é uma recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), que já relatou que longas jornadas levam esses profissionais ao adoecimento”.

Sobre tornar a carreira de médico típica de Estado, Flaviano Melo avalia que a medida vai estimular mais médicos a atenderem nos rincões do Brasil, uma vez que a progressão de suas carreiras está ligada diretamente a salários mais atrativos.

“Quem ganhará com isso é a população, com toda certeza. Temos o Mais Médicos que tanto nos ajuda, mas ao invés de criarmos e prorrogarmos programas com prazos de validade, por que não propormos, de uma vez por todas, a solução dos problemas, que é levar médicos para regiões desatendidas com a contrapartida de que terão crescimento em suas carreiras e salários?”, ponderou.

Os requerimentos (1795 e 1796/19) foram protocolados, nesta quarta-feira (19), e aguardam despacho da Mesa Diretora da Casa.

Veja a íntegra das propostas:

PEC 454/09

PL 2295/00

Da Assessoria

 

 

Carola RibeiroDeputado cobra celeridade na análise de projetos para médicos e enfermeiros
Share this post