Capixaba

Da Assessoria de Imprensa em 21 de março de 2016 às 14:25

Capixaba-acre-01

Av. Edmundo Pinto – Capixaba – Acre
Aniversário – 28 de abril
Fundação – 1992
Gentílico – capixabense
Prefeito(a) – Otavio Vareda ([Partido Comunista do Brasil)

 


Capixaba é um município brasileiro localizado no interior do estado do Acre, especificamente no sudeste deste. Sua população é de 8 810 habitantes e sua área é de 1713,412 km² (5,4 hab./km²).

Limita ao norte e a nordeste com o município de Rio Branco, ao sul com a Bolívia, a leste com o município de Plácido de Castro e a Bolívia e a oeste com o município de Xapuri.

O nome Capixaba diz tudo. Trata-se de uma cidade jovem que tem na sua história a presença forte de famílias que vieram do Espírito Santo, nas décadas de 1970 e 1980.

Antes, o local era conhecido por Vila Gavião, originário do Seringal Gavião, que viveu dias de prosperidade com a produção de borracha. De 1992 para cá, virou município, e a economia que se impõe é a da pecuária. Além de boa carne bovina e ter uma bacia leiteira em crescimento, também produz madeira, castanha do Brasil e borracha. A agricultura no município é de subsistência, tanto nas áreas de extrativismo como nos seis Projetos de Assentamento.

capixaba-acre-02A nova economia chegou a Capixaba. Mais recentemente, parte das áreas desmatadas nas décadas de 1970 e 1980 foi destinada à produção de cana-de-açúcar, obedecendo a padrões de sustentabilidade. A colheita é mecanizada, não há queimadas nem novos desmates e a cana tem destino certo: vai para a Usina Álcool Verde, que produz etanol no município, empregando seus moradores.

No final dos anos 1980, o Seringal São Luís do Remanso estava destinado a se transformar em área de assentamento. Mas, graças à intervenção do movimento em defesa da floresta, liderado por Chico Mendes, o Estado brasileiro reverteu sua decisão e a área foi decretada Reserva Extrativista Remanso. Dentro dos limites de Capixaba, a oeste, fica ainda uma parte da Reserva Extrativista Chico Mendes.

Localizada a 77 quilômetros de Rio Branco, na estrada que vai para Xapuri e Brasiléia, a cidade atrai famílias da capital que vão comprar os queijos de boa qualidade que são produzidos nas fazendas capixabas. Nos finais de semana, salta aos olhos dos viajantes e visitantes, sinais de uma cultura diferente, mas bem incorporada aos hábitos acreanos. O quibe de arroz, por exemplo, típico da cozinha do Acre, também é bem feito e comercializado por mãos capixabas no município.

Os novos e pioneiros acreanos-capixabas estão muito à vontade para trabalhar e ajudar a construir uma sociedade sustentável no meio da Amazônia.

Fonte: Wikipédia

Tabela de Emendas Municipais

Em todo o estado. Para todos os municípios. Uma vida melhor para todos os acreanos
Confira o quanto o seu município recebeu em emenda de Flaviano

MUNICÍPIO

EMPENHADO

LIBERADO

Capixaba

R$ 99 mil