fundo-slide-1-mindestaque-banner-1-min
fundo-slide-2-mindestaque-banner-2-min

Arca das Letras premia crianças que mais leram livros na Vila do Incra

por Carola Ribeiro em 30 de junho de 2018 às 19:03

No último sábado (30), crianças e adolescentes da Vila do Incra, no município de Porto Acre, participaram da premiação do estudante que mais leu livros no primeiro semestre deste ano.  O evento organizado pelo Programa Arca das Letras, da Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, busca facilitar o acesso à leitura e expressão cultural nas zonas rurais.

O deputado federal Flaviano Melo (MDB-AC) é um grande incentivador do projeto e da leitura. Ele comentou sobre sua satisfação em ver crianças adquirindo gosto pela leitura e adiantou que uma emenda de sua autoria já foi indicada para a construção de uma biblioteca no município.

“Fazer parte de um evento deste e saber que aqui têm crianças que já leram mais de 100 livros em tão pouco tempo é de uma felicidade sem tamanho, porque a leitura é capaz de transformar essas crianças, jovens e adolescentes no que eles quiserem ser futuramente. Ano que vem a Vila do Incra já ganhará uma biblioteca digna de fomentar ainda mais a Arca das Letras, através de emenda já indicada por mim”, disse.

O vencedor, Sérgio Miranda (11 anos), leu 140 livros em seis meses e falou sobre a sua paixão pela leitura. “Desde os meus seis anos já gostava de ler histórias em quadrinhos e minha mãe sempre me incentivou, quando eu leio é como fazer uma viagem dentro das histórias”, completou.

Os responsáveis pela expansão do programa, Professora Divina e seu esposo, Marcos Tangerina ponderaram que mesmo com poucos recursos nunca mediram esforços para fomentar a leitura, por meio de doações de livros.

“Coordenar o projeto aqui na Vila do Incra é algo que me traz muita satisfação, pois aqui participam crianças e jovens carentes de cultura, de educação e a Arca das Letras tem mostrado para essas pessoas que elas podem ganhar o mundo por meio da leitura, e principalmente realizar seus sonhos através do conhecimento”, finalizou.

 Arca das Letras 12 anos

O programa vem germinando boas sementes e práticas que transformam a vida e a realidade de milhares de agricultores familiares em todo o país. Presente em mais de 2,4 mil municípios, o programa já alcançou mais de 1 milhão de famílias com a implantação de mais de 11 mil bibliotecas.

Da Assessoria